top of page
Search
  • Writer's pictureJefferson Jeanmonod de Azevedo Santana

O que é marketing?

Updated: May 20, 2021

Marketing é uma palavra que está na moda e está relacionada a notícias no jornal de forma positivas e em alguns casos negativas. Há alguns anos ao assistir ou abrir jornais encontramos notícias sobre marqueteiros políticos que estão envolvidos em diversos escândalos de corrupção. Porém, é por meio do marketing que instituições que desenvolvem e constroem grande transformação social ​​conseguem sobreviver e cumprir sua missão.


Mas vem a pergunta o que é marketing? Ele é ético? Como posso fazer marketing?



Segundo a American Marketing Association (AMA)

"marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders".

Sabendo-se a definição de marketing podemos perceber que o seu objetivo é facilitar que clientes e empresas se encontrem e que troquem valores por meio de comunicação, relacionamento para benefício mútuo das partes envolvidas. Por tanto, assim como um objeto facilita a vida, o marketing tenta facilitar esta troca, por tanto o marketing é uma ferramenta para as empresas e consumidores. Com isso vamos fazer uma comparação para explicar se o marketing é ético ou não, uma faca é uma ferramenta e dependendo da mão que a segura pode usá-la para preparar um alimento ou agredir uma pessoa. Portanto, quem é ético ou não não é o marketing e sim a pessoa que usa esta ferramenta.



Sobre a terceira pergunta "como posso fazer marketing" é importante que se compreenda que depende do objetivo que você quer alcançar. Existem diversas técnicas, métodos, tipologias e meios para que o marketing conquistem os resultados que você e sua empresa precisam e esperam.


Entre as ferramentas mais utilizadas atualmente podemos citar:


  • Inbound Marketing: pode ser chamado também de Marketing de atração. Consiste em ofertar conteúdo relevante para um público-alvo em troca de seus contatos. A empresa gera conteúdo de qualidade para conseguir autoridade na internet;

  • Outbound Marketing: estratégias focadas no produto e na venda em vez do cliente. Essas estratégias nem sempre dão os melhores resultados, uma vez que interrompem o consumo de mídia do cliente para apresentar a propaganda de um imóvel e/ou construtora de forma impositiva e unilateral;

  • Content Marketing: um conjunto de atividades relacionadas a criar e distribuir conteúdo que seja relevante para a vida dos consumidores, mas também fortemente associado a determinada marca (KOTLER, 2017);

  • ADS: Adwords, em português Anúncios pagos.


Os profissionais da #X4CI irão publicar no X-Blog ideias, conceitos e textos sobre esses e outros #conteúdos de marketing que vão contribuir para o sucesso que você e sua empresa quer ter.


10 views0 comments

Recent Posts

See All

コメント


bottom of page